sexta-feira, 11 de março de 2011

O processo de decisão do cliente

Para que um produto seja cormecializado, o profissional do marketing precisa entender tudo o que se passa na cabeça do cliente durante os tres estagios do processo de decisao do cliente. Explicarei sobre os tres estagios dessa decisao.
Estagio pré-compra:Estimulo -->Se refere a todas as atividades do cliente antes da aquisisão do produto.Esse estagio inicia quando a pessoa recebe um estimulo que a faça pensar em compra, este estimulo pode ser fisico, comecial, ou social. Os estimulos comerciais se dao por meio de esforços promocionais.
Os estimulos sociais resultam de um grupo de colega ou de pessoas significativas. e o fisico pode ser usado o exemplo da fome, sede e todos os estimulos biologicos.
Estagio pré-compra:Concientização do problema --> Durante esta fase o cliente verifica se realmente precisa ou deseja tal produto.A necessidade é baseada em carencia ou desejo insatisfeito.Se o cliente nao reconhecer nenhum tipo de carencia ou de desejo insatisfeito o processo para nesse ponto.Caso contrario continua até a busca de informação.
Estagio de pré-compra:Busca de informações-->Esta fase se refere pela busca de alternativas.Em todas as tomadas de decisões é raro todas as alternativas serem factiveis,geralmente a uma lista de opções, listada com base em experiencias passadas.Primeiramente o cliente faz uma busca interna , que é experiencias que ele proprio já passou, depois ele parte para a busca externa, que ele consegue com pessoas ao seu redor.
Estagio de pré-compra : Avaliação de alternativas-->Uma vez que as informações foram coletadas, o cliente chega a um conjunto de soluções para o problema, as soluções possiveis sao consideradas na fase de avaliação de alternativas.Esta fase pode ou nao envolver uma avaliação sistematica.O cliente cria um tipo de matriz para escolher sua melhor alternativa, como usando o exeplo de uma universidade, o lugar onde se localiza, o custo da mensalidade, os requisitos para admissao, e etc.
Estagio de consumo -->Durante esta fase o cliente pode tomar a decisao de loja, é aonde ele decide comprar seu produto, ou intão a decisao sem loja que se passa pela compra via catalogo, internet, ou reembolso postal. A decisao é acompanhada por um conjunto de expectativas sobre o desempenho do produto.
Estagio de avaliação pós-compra :Avaliação pós-compra. --> Durante este estagio o cliente pode experimentar diversos tipo de dissonancia cognativa(Duvida sobre se foi tomada a decisao correta). O profissional do marketing muitas vezes trabalha tentando minimizar essa dissonancia cognativa, afirmando que foi tomada a decisao correta.Este estagio diz respeito a satisfação do cliente, e é um dos mais importantes.A satisfação do cliente se da quando suas percepções são acançadas ou exedidas.


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