quinta-feira, 17 de março de 2011

Desenvolvendo uma estratégia de comunicação:Fundamentos.

O desenvolvimento de uma estratégia de comunicação se baseia nos fundamentos da estratégia de marketing-identificar um mercado alvo,selecionar uma estratégia de posicionamento e compor um mix de comunicação planejado para o publico alvo.A estratégia de comunicação possui 3 objetivos-informar,persuadir e lembrar- que mudam suas prioridades dependendo da trajetoria do ciclo de vida do produto.E os elementos do mix de comunicação também mudam conforme essas mesmas considerações.

SELECIONANDO MERCADOS ALVOS

A empresa de serviços deve analisar as necessidades dos clientes e então classificar em segmentos de mercado aqueles que têm necessidades em comum.Cada segmento deve ser considerado com base em lucro e potencial de crescimento e sua compatibilidade com recursos e objetivos da organização.Esses segmentos vistos com foco dos esforços do marketing tornam-se o mercado alvo.

DESENVOLVENDO A ESTRATÉGIA DE POSICIONAMENTO DA EMPRESA

Depois de selecionado o mercado alvo,tem que ser estabelecido uma estrategia de posicionamento.O posicionamento eficaz é particularmente critico para empresas de serviços em que a intangibilidade dificulta a capacidade do cliente para diferenciar uma oferta de serviços de outra.
O posicionamento envolve uma combinação de variaveis do marketing mix da empresa :produto, preço, promoção, praça, instalações fisicas, pessoal e processo.Casa uma dessas variaveis é controlavel.Quando o mix de marketing é combinado pode compensar os efeitos de fatores incontrolaveis que existem no ambiente de operações de todas as empresas.

DESENVOLVENDO O ORÇAMENTO E O MIX DE COMUNICAÇÃO

A promoção da empresa ou mix de comunicação, comunica a estrategia de posicionamento da empresa a seus publicos alvos importantes, incluindo clientes, funcionarios , acionistas e fornecedores.A expressão ,mix de posicionamento descreve o conjunto de ferramentas disponiveis para os profissionais de marketing.
Os elementos do mix de comunicação pertencem a quatro categorias amplas :venda pessoal, propaganda com midia, publicidade e relações publicas e promoção de vendas.
Somente a venda pessoal é uma forma de comunicação de duas vias, as outras são comunicação de uma só via , da empresa para o cliente.

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