quarta-feira, 9 de março de 2011

Heterogeneidade -Problemas e soluções

Na vez passada nós falamos de uma das caracteristicas de um serviço, hoje nós falaremos de uma das diferenças entre bens e serviços, a Heterogeneidade.
Os encontros relacionados ao serviço,ocorrem muito rápido e os clientes estão na maioria das vezes envolvidos já na fabrica. E assim se algo der errado durante o processo, será tarde para arranjar medidas de controle de qualidade antes do serviço chegar ao cliente.
O cliente como já foi dito pode chegar até a ser muitas vezes a causa do problema relacionado a qualidade. A heterogeneidade pode tornar impossível que um processo de prestação de serviço alcance 100% de qualidade.
Um outro desafio que a heterogeneidade causa é que não só a consistência de um serviço varia de uma empresa para a outra e entre pessoas dentro da mesma empresa,mais isso também ocorre quando o cliente tem contato todos os dias com o mesmo prestador de serviço.
Um dos problemas é que é muito dificil se consegir a padronização e controle da qualidade do serviço,por causa da inseparabilidade, como já foi citado muitas vezes o cliente fica frente a frente com o prestador de serviço, e  como cada funcionário (indivíduo ) tem uma personalidade própria ,ele interege de várias maneiras com o cliente ,e além disso de um dia para o outro o cliente pode ser tratado de maneira diferente por causa de indisposição ou coisas do tipo.Uma empresa pode fazer o melhor produto do mercado, mais se seu funcionário estiver num dia ruim, o cliente poderá ter uma visão negativa.
As duas opções de soluções para estes problemas podem ser consideradas completamente diferentes.
Uma seria a customização,algumas empresas usam a natureza heterogênea para oferecer produtos feito sob medidas para suprir a necessidade de cada cliente em especial.A segunda medidade seria a padronização, ou seja, desenvolver em sistema de prestação de serviço padronizado, onde os clientes recebem o mesmo tipo e nível de serviço. e essas duas opções podem gerar várias vantagens e desvantagens.


Um comentário: