quinta-feira, 24 de março de 2011

Desenvolvimento dos Servicescapes

O termo servicescapes refere-se ao uso da evidencia fisica para projetar ambientes e serviços. Por causa da inseparabilidade, o modelo reconhece que o ambiente da empresapode afetar igualmente clientes e funcionarios.Entretanto, o estabelecimento deve ser projetado para satisfazer as necessidades dos individuos que passam a maior parte do tempo dentro de seus limites.


SERVIÇOS REMOTOS,AUTOSERVIÇO E SERVIÇOS INTERPESSOAIS


Alguns serviços,como vendas por correio, escritorios de processamento de cupons, serviços telefonicos e de utilidades são descritos como serviços remotos.
Nos serviços remotos, os funcionarios estão fisicamente presentes ao passo que o envolvimento do cliente no processo de produção do serviço se dá a distancia.
Consequentemente o projeto do estabelecimento deve facilitar o bom desempenho do funcionario e aumentar sua motivação, produtividade e satisfação.
O ambiente dos estabelecimentos de autoserviço deve ser construido com vistas a atrair e satisfazer o cliente.
Em comparação com ambientes de serviço remoto e de autoserviço, restaurante, hospitais, hoteis, bancos e companhias aéreas são serviços interpessoais, nos quais o espaço fisico é compartilhado por clientes e funcioanrios.Os ambientes de serviço interpessoais devem ser desenvolvidos considerando-se as necessidades de ambas as partes e devem facilitar a interação social entre clientes e funcionarios.


DIMENSÕES DO AMBIENTE FISICO.


De modo geral,o conjunto de estimulos inclui considerações ambientais,espaço e sinais,simbolos e objetos ambientais.As considerações ambietais refletem a atmosfera diferenciada do ambiente de serviço e incluem elementos como iluminação, qualidade do ar, ruidos e musica.As dimensões ambientais que dizem respeito ao uso de espaço consistem em elementos como layout das isntalações, equipamentos e moveis e acessorios da empresa.Sinais , simbolos e objetos incluem a sinalização que orienta o fluxo do processo de serviço, objetos pessoais que emprestam carater e individualidade, e personalizam as instalações e o estilo da decoração, como southwestern,conteporaneo e classico.


AMBIENTE HOLISTICO


A parte do ambiente holistico do modelo servicescape diz respeito as percepções que funcionarios e clientes formam com relação ao servicescapes baseados nas dimensões do ambiente fisico.Em outras palavras, o ambiente holistico é uma visão geral percebida da empresa com base na evidencia fisica;è um ambiente dificil de definir com precisão e as pecepções do mesmo estabelecimento.A empresa deve desenvolver o servicescapes com seu mercado alvo em mente.Clientes orientados pelo preço,que tomam decisões de compra com base no preço evitam ambientes e estabelecimentos muito luxuosos, devido a percepção de que esses lcoais são provedores de preços altos.




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